Lei do IPTU verde deve passar por definições nesta semana para regulamentação

Eduarda Costa

Lei do IPTU verde deve passar por definições nesta semana para regulamentação
A lei municipal do IPTU verde, programa que deve oferecer descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o cidadão que adotar práticas sustentáveis em imóveis residenciais ou comerciais, só deve entrar em vigor na cidade após uma reunião entre a prefeitura e o autor da lei, o vereador Pablo Pacheco (Progressistas), marcada para esta semana.

Promulgada na Câmara de Vereadores no dia 27 do último mês, a lei ainda depende de ajustes internos da prefeitura de Santa Maria para ser regulamentada. Segundo Pacheco, a prefeitura ainda estuda a forma de fiscalizar, de cadastrar a população, a documentação que será exigida e a sua aplicabilidade, antes de sancionar e elaborar o decreto:

— Tudo depende da capacidade de fiscalização e da prefeitura de operacionalizar a lei. Mas está em fase final, só precisamos ver como será a aplicação, se será gradual ou limitada, por exemplo, são questões que devemos definir nesta reunião — explica o vereador.

Leia também:

Com produção de 142 toneladas de resíduos urbanos semanais, Camobi é o maior gerador de lixo entre os bairros da coleta convencionalNos últimos quatro anos, R$ 7,5 milhões foram gastos com a retirada de lixo descartado irregularmente em Santa MariaDas cerca de 2,2 mil pessoas que vivem da reciclagem, apenas 120 pertencem a associaçõesAterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mêsLicitação deve prever a troca dos 600 contêineres de lixo em Santa Maria

O que prevê a lei

Reaproveitamento da água da chuva na escola Professora Edna May Cardoso. Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

Placas solares em usina fotovoltaica da UFSM. Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

Dentre as ações que a população pode fazer para receber o desconto estão o uso de energia solar, a captação da água da chuva, o reuso de água, o aquecimento hidráulico, o aquecimento elétrico-solar, o uso de materiais de construção sustentáveis, e a adoção de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. O IPTU verde prevê um desconto de 4% para cada medida adotada, sendo que o limite total do abatimento no valor do IPTU será de 20%, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Esta é uma proposta que já existe em outras cidades do país, como forma das políticas públicas incentivarem os cidadãos a implementarem práticas sustentáveis em suas residências. Nos modelos brasileiros, o percentual de desconto no imposto varia entre 5% e 20%.

Eduarda Costa, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows Anterior

Cassiano Cavalheiro: Duca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos shows

Previsão do tempo: semana inicia com dias nublados, chuva e umidade Próximo

Previsão do tempo: semana inicia com dias nublados, chuva e umidade

Geral